O engajamento de pacientes pode ser uma grande barreira ao erro
10 de novembro de 2022
O engajamento de pacientes pode ser uma grande barreira ao erro. A proposição é verdadeira, mas para isso acontecer, é fundamental capacitar o paciente e seus familiares para que estejam ativamente envolvidos também no uso seguro de medicamentos. Nesse ponto, a metodologia Planetree pode se tornar uma grande aliada das instituições, ao priorizar o cuidado centrado na pessoa.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os princípios fundamentais da medicina "“ o primeiro é não causar danos. Centrado neste princípio, todos os anos, a OMS elege temas centrais no cuidado, sendo que em 2022 escolheu como subtema para Segurança do Paciente, a Medicação Sem Danos.
Assim a OMS lança o holofote para as práticas de medicação inseguras e os erros de medicação. E diz mais, ambas são uma das principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde em todo o mundo. Ou seja, se são evitáveis, podem ser reduzidas ou até mesmo zeradas.
Conheça os objetivos primordiais da Segurança do Paciente preconizados pela OMS
- AUMENTAR a conscientização global sobre a alta carga de danos relacionados a medicamentos devido a erros de medicação e práticas inseguras e DEFENDER ações urgentes para melhorar a segurança da medicação.
- ENGAJAR as principais partes interessadas e parceiros nos esforços para prevenir erros de medicação e reduzir os danos relacionados com a medicação.
- CAPACITAR os pacientes e familiares para que estejam ativamente envolvidos no uso seguro de medicamentos.
- AUMENTAR a implementação do Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS: Medicação sem danos.
Prevenir erros de medicação e reduzir os danos relacionados a ela faz parte do papel e de responsabilidade das organizações. É um dos esforços recomendados no cenário internacional e pela própria OMS.
Paciente engajado no seu próprio cuidado se transforma em uma barreira frente ao erro. E o cuidado centrado na pessoa pode ser um grande aliado da sua instituição, ao envolver e engajar pacientes e familiares para que estejam ativamente envolvidos no uso seguro de medicamentos, fortalecendo a segurança do paciente.