Como reconhecer colaboradores: os 5 fundamentos
14 de dezembro de 2022
Como reconhecer colaboradores: os 5 fundamentos - vai além do "muito obrigado", amplia e aproxima os talentos que estão na linha de frente de sua instituição.
Estamos todos cientes de como momentos de reconhecimento dos colaboradores ou, funcionários, podem elevar os indivíduos. De fato, estudos mostram que atitudes de gratidão podem levar a um maior otimismo, melhores relações sociais e benefícios para a saúde física. No local de trabalho, isso significa que o reconhecimento dos colaboradores pode levar a um melhor engajamento, satisfação dos colaboradores e uma mudança na cultura organizacional.
Como reconhecer colaboradores: os 5 fundamentos
Os 5 elementos a seguir são essenciais para o reconhecimento dos colaboradores, para mostrar gratidão através do reconhecimento, agradecimento e destaque dos esforços de seus colaboradores e colegas de todas as áreas e especialidades.
- Torne o reconhecimento dos colaboradores INDIVIDUAL
Em sua essência, a saúde é sobre pessoas cuidando de pessoas, por isso faz sentido que aqueles que optaram por uma carreira neste campo sejam motivados por saber que seus esforços fizeram a diferença na vida de alguém. A maneira mais fácil de elevar o reconhecimento da equipe de saúde é torná-lo pessoal, ou seja, de forma individualizada. Se você dedicar um tempo para enviar um recado por escrito a um colega ou compartilhar feedbacks e elogios de pacientes expressando gratidão a um membro específico da equipe, a cada vez, o colaborador se sente valorizado e reconhecido pelas suas atitudes.
- Torne o reconhecimento dos colaboradores ESPECÃFICO
Os detalhes importam! O reconhecimento genérico para uma pessoa que incorpora os valores do cuidado centrado na pessoa não terá o mesmo sentido quanto identificar os comportamentos ou atitudes específicas que refletem esses valores. Um exemplo disso é compartilhar os detalhes em um depoimento de paciente que reforçam a todos os colaboradores o que mais importa para pacientes, familiares e colegas de trabalho. Isso estabelece e demonstra as expectativas organizacionais de como é a excelência centrada na pessoa na prática.
- Mantenha o reconhecimento dos colaboradores SIMPLES
No ambiente agitado, com muitas atividades, é importante manter o reconhecimento dos colaboradores simples e oportuno. Para que os colaboradores recebam os feedbacks positivos de comentários ou ações de gentileza ou cuidado, eles precisam se lembrar do comportamento que provocou essa resposta positiva. Sempre que possível, esforce-se para o reconhecimento no momento. Esteja preparado para "pegar as pessoas no ato" de excelência na atenção centrada da pessoa através de programas simples, como os deste kit de ferramentas de reconhecimento rápido e fácil. E lembre-se "“ elogios não solicitados e inesperados são o tipo de reconhecimento simples que muitos colaboradores anseiam "“ e não custa nada.
- Torne o reconhecimento dos colaboradores INCLUSIVO
Uma regra geral para qualquer programa eficaz de reconhecimento de colaboradores é que ele deve se estender a todos os funcionários. Nenhum profissional da saúde é mais valioso do que outro e, portanto, ninguém deve ser excluído do reconhecimento com base nas suas atividades. Ou seja, elogios genuínos e sinceros são sentidos em todos os níveis de uma organização e são uma força motriz ao desenvolver e manter culturas de cuidado.
- Mantenha o reconhecimento dos colaboradores REAL
As abordagens mais eficazes para o reconhecimento dos colaboradores atravessam a linha entre o reconhecimento por atos de realização extraordinária e o reconhecimento excessivo. O reconhecimento excessivo para a conclusão de tarefas rotineiras pode diluir uma cultura de gratidão, fazendo com que o reconhecimento por ir além pareça menos valioso.  Assim, temos também de ser cautelosos em tornar o reconhecimento inatingível. A solução para isso é reconhecer os indivíduos que abordam suas tarefas e responsabilidades diárias com um compromisso consistente com a excelência. Bondade, compaixão, respeito e atenção aos detalhes podem fazer uma profunda diferença na experiência do paciente, da família e da equipe.
Considere os sistemas de reconhecimento de funcionários da sua Organização e faça a si mesmo estas três perguntas:
1.) Seus programas de reconhecimento de colaboradores incorporam essas 5 ferramentas?
2.) Quando foi a última vez que você expressou gratidão ou elogio a um colega pela excelência diária?
3.) O que você está esperando?
Para mais informações sobre programas de reconhecimento de colaboradores bem-sucedidos que impulsionam culturas de cuidado em sua Organização, entre em contato com o Escritório Planetree Brasil.
Artigo original:Â The 5 Essentials of Employee Recognition, do Planetree Internacional.
Fonte: Planetree International.