Projeto – Requalificação da sala de parto normal
19 de outubro de 2022
Com esse objetivo, um novo plano diretor foi proposto contemplando uma área de conexão coberta no térreo entre os edifícios hospitalar, administrativo e ambulatório, solucionando a ausência de acessos cobertos e conflitos de fluxos entre pedestres e veículos.
Essa conexão foi coberta através de um teto-jardim, assim criando um jardim no 1º andar do edifício hospitalar, exatamente no nível onde estão localizadas as salas de parto.
Na região do teto-jardim mais próxima das janelas das salas de parto, é dedicada apenas a árvores e plantas mais densas com a finalidade de proporcionar privacidade e aproximar as parturientes e equipe de assistência ao parto à natureza, trazendo bem-estar e contribuindo para oferecer às mulheres uma melhor experiência do parto.
Este nível do jardim possui um passeio com bancos que é destinado para as pacientes puérperas e seus recém-nascidos, com áreas ensolaradas e sombreadas pelas copas das árvores novas e existentes. Além disso, funciona como área de descompressão para os profissionais de saúde.
No nível do 2º andar do edifício hospitalar, também foi projetada uma passarela para fazer a conexão direta do setor da enfermaria e UTI adulto ao edifício do ambulatório.
Adotando os conceitos de sustentabilidade, a passarela e o teto-jardim que contribui para o controle de temperatura e acústica, foram projetados em estrutura de madeira laminada colada (MLC), por sua matéria-prima (madeira de reflorestamento), fabricação e construção possuírem baixa emissão de carbono, muito menor que as estruturas de concreto.